CURSO: Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC
UNIDADE 2
FORMADORA: Kátia Andrade
ALUNO: Sintia Andrade, Eliene Cirqueira, Zayra Carôso
ATIVIDADE: 4 – Planejando uma atividade com Hipertexto ou Internet
Dados de Identificação:
Escola:Instituto de Educação Régis Pacheco
Área(s) do Conhecimento: Ciências Humanas – História/Sociologia
Série: EJA Eixo VI Turma: H
Professor responsável: Sintia Andrade, Eliene Cirqueira, Zayra Carôso
Duração: 2h/aula
Objetivo Geral: Pesquisar o conceito de cidadania na internet, utilizando hipertextos, e elaborar um conceito pessoal.
Objetivos Específicos:
- Proporcionar o acesso a internet e a pesquisa orientada na mesma, acerca do conceito de cidadania.
- Refletir sobre o papel de cada cidadão na sociedade e os direitos civis dos mesmos.
- Conhecer as origens da cidadania.
- Utilizar um editor de texto e elaborar um breve conceito de cidadania com suas próprias palavras.
Conhecimentos prévios:
Conhecimentos básicos em informática (ligar e desligar o computador, acessar e pesquisar em sites, visualizar vídeos, utilizar editores de texto, etc).
Conteúdos Associados (Conceituais, Atitudinais e Procedimentais):
Conceituais: Cidadania, Origem da cidadania, Direitos civis.
Atitudinais:
O exercício da cidadania, cumprimento dos direitos civis.
Procedimentais:
Pesquisa, leitura de imagens e textos, bem como, reflexões acerca do tema cidadania.
Desenvolvimento:
Ainda na sala de origem, os alunos serão orientados sobre o tema (cidadania) e a pesquisa que eles irão realizar no laboratório de informática. Para auxiliar esta orientação, os alunos receberão um roteiro* indicando os endereços eletrônicos que irão acessar. Em seguida, serão encaminhados ao laboratório de informática onde formarão duplas para utilizar um computador e executar os passos descritos no roteiro recebido na sala. Após as pesquisas, os alunos deverão utilizar um editor de texto para conceituar cidadania com suas próprias palavras. Por fim, os alunos irão socializar para a classe o conceito de cidadania criado por cada dupla.
* O roteiro está anexado ao final deste plano de aula.
Recursos: : Computadores, roteiro de aula, quadro branco.
Avaliação: A avaliação será processual (participação, execução das etapas do roteiro, elaboração do conceito de cidadania) e como culminância desta, haverá a socialização dos conceitos elaborados por eles.
Referências:
http://e.m.e.f.santarita.vilabol.uol.com.br/josivania.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidadania
http://www.webciencia.com/18_cidadania.htm
http://www.youtube.com/watch?v=jCG60Dfm_Tk&feature=related
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário